Como os valores ôhmicos dos resistores podem ser reconhecidos pelas cores das faixas em suas superfícies?
Simples, cada cor e sua posição no corpo do resistor representa um número, de acordo com o seguinte esquema, COR ¾ NÚMERO :
A PRIMEIRA FAIXA em um resistor é interpretada como o PRIMEIRO DÍGITO do valor ôhmico da resistência do resistor.
Para o resistor mostrado abaixo, a primeira faixa é amarela, assim o primeiro dígito é 4:
A SEGUNDA FAIXA dá o SEGUNDO DÍGITO. Essa é uma faixa violeta, então o segundo dígito é 7. A TERCEIRA FAIXA é chamada de MULTIPLICADOR e não é interpretada do mesmo modo
. O número associado à cor do multiplicador nos informa quantos "zeros" devem ser colocados após os dígitos que já temos. Aqui, uma faixa vermelha nos diz que devemos acrescentar 2 zeros.
O valor ôhmico desse resistor é então 4 7 00 ohms, quer dizer, 4 700W ou 4,7 kW .
Verifique novamente, nosso exemplo, para confirmar que você entendeu realmente o código de cores dados pelas três primeiras faixas coloridas no corpo do resistor.
A QUARTA FAIXA (se existir), um pouco mais afastada das outras três, é a faixa de tolerância. Ela nos informa a precisão do valor real da resistência em relação ao valor lido pelo código de cores. Isso é expresso em termos de porcentagem.
A maioria dos resistores obtidos nas lojas apresentam uma faixa de cor prata, indicando que o valor real da resistência está dentro da tolerância dos 10% do valor nominal.
A codificação em cores, para a tolerância é a seguinte:
COR MARROM VERMELHO OURO PRATA TOLERÂNCIA + ou – 1% + ou – 2% + ou – 5% + ou – 10%
Nosso resistor apresenta uma quarta faixa de cor OURO. Isso significa que o valor nominal que encontramos4 700W tem uma tolerância de 5% para mais ou para menos. Ora, 5% de 4 700W são 235W então, o valor real de nosso resistor pode ser qualquer um dentro da seguinte faixa de valores: 4 700W - 235W = 4 465W e4 700W + 235W = 4 935W .
Nenhum comentário:
Postar um comentário